Defesa de empresário baiano preso com cocaína na Europa nega acusações e defende nome do pai
Foto: Reprodução / Redes sociais

A defesa do empresário Marcelo Nabuco Zollinger, preso durante uma operação internacional de combate ao narcotráfico no Oceano Atlântico, se manifestou publicamente sobre o caso neste sábado (27). Segundo o gabinete do advogado Sérgio Habib, o empresário baiano, sócio da concessionária New Bahia Harley-Davidson, nega as acusações. 

 

“Marcelo Nabuco Zollinger nega, de forma categórica, todas as acusações que lhe são imputadas, as quais serão enfrentadas e devidamente esclarecidas no curso da instrução criminal, fase processual que sequer foi iniciada”, diz a nota da defesa. 

 

De acordo com informações preliminares divulgadas pelas autoridades espanholas, a interceptação ocorreu na quinta-feira (18), em águas internacionais, em uma região localizada a cerca de 700 quilômetros ao sul das Ilhas Canárias, em território da Espanha. A embarcação continha cerca de 500 quilos de cocaína.

 

Os advogados Sérgio e Thales Habib, a partir da presunção de inocência, “em um Estado Democrático de Direito, a responsabilidade penal somente pode ser reconhecida após o devido processo legal, com observância do contraditório, da ampla defesa e mediante decisão judicial definitiva”. 

 

A nota pública destaca ainda que o pai do acusado, o médico Marcelo Zollinger, “não possui qualquer vínculo com os fatos objeto das notícias divulgadas”. A defesa destaca que “Trata-se de médico de reconhecida idoneidade, com décadas de relevantes serviços prestados à sociedade, cuja trajetória profissional jamais manteve qualquer relação com as atividades empresariais desenvolvidas por seu filho”, afirmam os advogados. 

 

Ainda em nota, o gabinete pede que “a sociedade e os meios de comunicação a tratarem o caso com equilíbrio, responsabilidade, rigor informativo e respeito às garantias fundamentais asseguradas pela Constituição". Os Habib dizem ainda que mantêm a confiança nas instituições brasileiras para a realização do processo judicial. 

 

HISTÓRICO DA PRISÃO
O empresário baiano Marcelo Zollinger Filho, sócio da concessionária New Bahia Harley-Davidson, foi preso em um veleiro durante operação internacional de combate ao narcotráfico no Oceano Atlântico. No barco, foram encontrados cerca de meia tonelada de cocaína. 

 

Todo o material foi confiscado pela polícia espanhola e integrará o conjunto de provas do inquérito criminal. Segundo a Agência Tributária da Espanha, o veleiro vinha sendo monitorado há dias por equipes de inteligência, que identificaram rotas e deslocamentos suspeitos em águas transatlânticas.

 

As informações foram confirmadas pelo portal Aratu On, a abordagem ocorreu sob condições climáticas adversas, com forte agitação marítima e ondas que atingiram aproximadamente quatro metros de altura. Apesar do cenário de risco, agentes especializados conseguiram acessar o veleiro e efetuar as prisões sem que houvesse registro de confronto ou resistência por parte dos tripulantes.

 

Após a detenção, os três suspeitos receberam coletes salva-vidas e foram transferidos para uma embarcação de apoio das forças de segurança. O veleiro foi rebocado até o Porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, onde passou por uma perícia e inspeção detalhada.

 

Motoristas param trânsito na BR-101 para permitir travessia de jiboia no sul baiano 
Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú

Uma cobra jiboia interrompeu temporariamente o trânsito na BR-101, na manhã deste sábado (27), nas proximidades da conhecida “Curva do Padre”, no município de Aurelino Leal, no sul da Bahia. O episódio foi registrado chamou a atenção de quem passava pelo local.

 

Segundo informações do Giro em Ipiaú, parceiro do Bahia Notícias, a cena foi registrada em vídeo por um leitor que passava pelo local. Ele afirmou que, ao perceberem a presença da serpente atravessando a rodovia, diversos motoristas reduziram a velocidade e pararam os veículos, aguardando que o animal concluísse a travessia em segurança. 

 

A atitude dos condutores evitou que a jiboia fosse atropelada e garantiu a fluidez do trânsito logo após a passagem do réptil.
 

 

Messi, Vini Jr, Mbappé e Yamal
Fotos Reproduzidas: Instagram/@leomessi | Rafael Ribeiro/CBF | FIFA | X/SEFutbol

Com a expansão da Copa do Mundo de 32 para 48 seleções, a Fifa criou uma nova fase eliminatória: os 16 avos de final, disputados antes das tradicionais oitavas de final. A etapa reúne os dois melhores colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados.

 

Com a definição de todos os classificados, a bola começa a rolar pelo mata-mata neste domingo (28), quando África do Sul e Canadá se enfrentam às 16h (horário de Brasília), em Los Angeles. Este será o único jogo do dia.

 

A Seleção Brasileira estreia na fase eliminatória na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), diante do Japão, no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.


CONFIRA OS CLASSIFICADOS PARA OS 16 AVOS DE FINAL
Além dos primeiros e segundos colocados de cada grupo, avançaram os oito melhores terceiros colocados, definidos pelos critérios de desempate da Fifa: número de pontos, saldo de gols, gols marcados e fair play.
México (1º do Grupo A)
África do Sul (2º do Grupo A)
Suíça (1º do Grupo B)
Canadá (2º do Grupo B)
Brasil (1º do Grupo C)
Marrocos (2º do Grupo C)
Estados Unidos (1º do Grupo D)
Austrália (2º do Grupo D)
Alemanha (1º do Grupo E)
Costa do Marfim (2º do Grupo E)
Holanda (1º do Grupo F)
Japão (2º do Grupo F)
Bélgica (1º do Grupo G)
Egito (2º do Grupo G)
Espanha (1º do Grupo H)
Cabo Verde (2º do Grupo H)
França (1º do Grupo I)
Noruega (2º do Grupo I)
Argentina (1º do Grupo J)
Áustria (2º do Grupo J)
Colômbia (1º do Grupo K)
Portugal (2º do Grupo K)
Inglaterra (1º do Grupo L)
Croácia (2º do Grupo L)
RD Congo (1º mlelhor 3º colocado)
Suécia (2º mlelhor 3º colocado)
Equador (3º mlelhor 3º colocado)
Gana (4º mlelhor 3º colocado)
Bósnia (5º mlelhor 3º colocado)
Paraguai (6º mlelhor 3º colocado)
Argélia (7º mlelhor 3º colocado)
Senegal (8º mlelhor 3º colocado)

 

CONFRONTOS DOS 16 AVOS DE FINAL
Domingo (28)
* África do Sul x Canadá – 16h, em Los Angeles

 

Segunda-feira (29)
* Brasil x Japão – 14h, em Houston
* Alemanha x Paraguai – 17h30, em Boston
* Holanda x Marrocos – 22h, em Monterrey

 

Terça-feira (30)
* Costa do Marfim x Noruega – 14h, em Dallas
* França x Suécia – 18h, em Nova Jersey
* México x Equador – 22h, na Cidade do México

 

Quarta-feira (1º)
* Inglaterra x RD Congo – 13h, em Atlanta
* Bélgica x Senegal – 17h, em Seattle
* Estados Unidos x Bósnia e Herzegovina – 21h, em Santa Clara

 

Quinta-feira (2)
* Espanha x Áustria – 16h, em Los Angeles
* Croácia x Portugal – 20h, em Toronto

 

Sexta-feira (3)
* Suíça x Argélia – 0h, em Vancouver
* Austrália x Egito – 15h, em Dallas
* Argentina x Cabo Verde – 19h, em Miami
* Colômbia x Gana – 22h30, em

 

Chefe de gabinete de Javier Milei renuncia após acusação de enriquecimento ilícito e ocultação de patrimônio
Foto: Reprodução / Instagram

O porta-voz do governo da Argentina, Manuel Adorni, deixou a função neste sábado (27) após admitir ter ocultado 500 mil dólares (cerca de R$ 2,6 milhões) em suas declarações de bens. O próprio Adorni publicou uma carta de demissão em suas redes sociais, confirmando sua saída.

 

 

"Obrigado pela confiança, Sr. Presidente. Foi uma verdadeira honra", escreveu o agora ex-funcionário, que está envolvido em um escândalo por suposto enriquecimento ilícito e ocultação de patrimônio. Adorni começou no governo como porta-voz presidencial em 2023 e passou à chefia de Gabinete em novembro passado, sendo uma das figuras mais próximas de Milei.

 

Segundo informações do g1, o caso é investigado pela Justiça Federal argentina junto com denúncias sobre compra e reforma de imóveis por centenas de milhares de dólares.Em seu posicionamento, o ex-chefe de gabinete afirmou que o valor ocultado se tratava de economias "não declaradas" provenientes de investimentos em criptomoedas entre 2014 e 2018. 

 

Acontece que a declaração atual contradiz posicionamentos anteriores dados por ele. Em abril, Ardoni afirmou ao Congresso argentino que "nunca houve ocultação alguma" de seu patrimônio.

 

Durante todo esse tempo, ele manteve o presidente, mas apresentou explicações consideradas insuficientes. Milei tentou mantê-lo até o último momento e, na sexta-feira (26), o presidente argentino chegou a afirmar que só o demitiria caso a Justiça o considerasse culpado de corrupção.

 

Na carta, Adorni agradeceu à Milei: “Obrigado. Obrigado por compreender as razões e por me compreender: pela primeira vez desde aquele 10 de dezembro de 2023, estou a contrariar os seus desejos. Obrigado por finalmente aceitar a minha demissão desta vez”, concluiu. 


 

Após crise com Michelle, Flávio reforça expectativa de mulher na sua chapa e diz querer "vice qualificada"
Fotos: Reprodução / Redes Sociais via @michellebolsonaro e @flaviobolsonaro

O senador e pré-candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, afirmou neste sábado (27), em Goiânia, que espera ter ao seu lado na disputa presidencial uma vice "tão qualificada" quanto a escolhida pelo partido para compor a chapa ao governo de Goiás.
 

Como mostrou a Folha de S. Paulo, ele aposta no anúncio de uma mulher na vice para frear efeitos negativos junto ao eleitorado feminino do vídeo divulgado na quarta-feira (24) pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), na qual ela diz ter sido desrespeitada e maltratada pelo enteado.
 

Flávio evitou comentar o episódio envolvendo a madrasta no ato deste sábado, mas elogiou o nome de Ana Paula Rezende como vice de Wilder Morais ao Governo na candidatura para o Governo de Goiás. O evento de lançamento da pré-candidatura do PL no estado contou também com a presença do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
 

"Wilder é uma pessoa privilegiada de ter ao seu lado uma mulher tão qualificada como a Ana Paula [Rezende]. Eu peço a Deus que eu também tenha o privilégio de ter uma vice tão qualificada quanto você, tão disposta a colaborar com o futuro do país como você está disposta a colaborar com o futuro de Goiás", afirmou durante evento do PL.
 

Na noite de sexta-feira (26), também em Goiânia, Flávio afirmou que o desentendimento com Michelle é "bola para frente" e "página virada". Questionado pela imprensa se havia conversado com a ex-primeira-dama, não respondeu diretamente. Disse apenas ter visitado o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e que "estava tudo bem".
 

Em tom de brincadeira, o senador afirmou estar usando uma "blusa branca da paz para olhar para frente".
 

Na quarta-feira (24), a ex-primeira-dama divulgou vídeos nas redes sociais nos quais afirmou ter sido desrespeitada e humilhada pelo enteado durante uma conversa telefônica sobre decisões partidárias.
 

Michelle relatou que Flávio disse que seria melhor ela ficar fora das decisões do PL e que ela não entendia nada de política.
 

"Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha, e assim permaneço", afirmou a ex-primeira-dama em um dos vídeos.
 

Michelle também criticou a aliança do PL no Ceará com o pré-candidato ao governo Ciro Gomes (PSDB) e afirmou que vinha sendo alvo de ataques coordenados por integrantes do entorno político do senador.
 

Após a divulgação dos vídeos, Flávio divulgou um pedido de desculpas à madrasta, primeiro em nota e depois em vídeo. Segundo aliados do pré-candidato, a estratégia agora é encerrar o assunto e evitar novos desgastes na pré-campanha.
 

Nos bastidores, auxiliares de Flávio defendem que a chapa presidencial seja composta por uma mulher. Um dos nomes que passaram a ser especulados é o da economista Daniella Marques, ex-presidente da Caixa Econômica Federal.
 

Cotada para assumir a área econômica em um eventual governo do senador, Daniella filiou-se ao Republicanos em abril, sem avisar previamente a direção nacional da legenda. Embora diga que nunca tratou do assunto com Flávio, sua filiação alimentou especulações sobre uma eventual candidatura a vice, sobretudo por reunir perfil técnico e moderado e atender à preferência do pré-candidato por uma mulher na chapa. 

 

Jovem de 22 anos é executado a tiros em via pública de Jequié
Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Um jovem de 22 anos foi executado em uma via pública de Jequié, no Médio Rio de Contas, na noite da última sexta-feira (26). Segundo informações do Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, o jovem de prenome Oséias, teria sido executado por volta das 21h15 na Rua Humaitá, no bairro Mandacaru.

 

Informações preliminares apontam que a vítima foi alvo de dois indivíduos que estavam a bordo de uma motocicleta. Segundo o registro policial, a dupla se aproximou da vítima e um deles sacou a arma, efetuando diversos disparos e fugindo após o cometimento do crime.

 

O corpo do jovem foi encontrado por policiais do 19º Batalhão, com várias perfurações de bala. Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou o óbito no local. Autoria e a motivação do crime são desconhecidas e o homicídio passa a ser investigado pela Polícia Civil.

 

Acidente com avião de escola de paraquedismo deixa 11 mortos na França
Foto: Reprodução / Televisão francesa

Onze pessoas morreram na queda de um avião na cidade de Tomblaine, no nordeste da França, neste domingo (28), segundo a prefeitura local. Segundo informações do g1, a aeronave pertencia a uma escola de paraquedismo. As vítimas foram o piloto e os dez ocupantes da aeronave, sendo cinco alunos e cinco instrutores.

 

Em entrevista à BFMTV, Thierry Pechey, presidente do Conselho da Ordem dos Enfermeiros Liberais de Meurthe-et-Moselle, afirmou que, "ao que tudo indica", as vítimas seriam enfermeiros liberais. Segundo ele, o grupo participava de um voo de batismo de paraquedismo organizado para este domingo (28). "Seriam metade enfermeiros e metade instrutores", disse.

 

O prefeito (representante do governo no departamento), Yves Séguy, que esteve no local do acidente, informou nas redes sociais que decidiu ativar o Centro Operacional Departamental (COD), com a participação de todos os serviços de emergência, para acompanhar a ocorrência em tempo real.

 

A polícia pediu que a população evitasse a região do aeroporto e da rua Salvador Allende, próxima ao local do acidente, para não dificultar o acesso das equipes de resgate e das forças de segurança. Em publicação nas redes sociais, as autoridades orientaram que as pessoas não se dirigissem ao local.

 

O ministro do Interior da França está a caminho do local do acidente, informou o ministério.


 

Uso de IA no trabalho cresce, e medo de substituição cai entre os brasileiros, diz Datafolha
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

À medida que os brasileiros aumentaram a familiaridade com chatbots de inteligência artificial, como ChatGPT e Claude, o medo de que as máquinas substituam seus empregos recuou em um ano, segundo pesquisa Datafolha feita em junho.
 

Entre os entrevistados que já ouviram falar em inteligência artificial, 48% afirmam ter muito ou um pouco de medo de que a profissão seja substituída pela IA. Há um ano, esse índice era de 56%. Enquanto isso, a parcela dos que não têm nenhum medo de substituição subiu de 41% para 49%.
 

Ao mesmo tempo, entre as pessoas que já ouviram falar sobre IA, a parcela que já usou a tecnologia para o trabalho avançou de 17% para 24%. Também é corrente o uso da tecnologia em pesquisas na internet (25%), estudos (17%) e na criação de vídeos e imagens (4%).
 

A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 17 e 18 de junho de 2026, com 2.004 entrevistas presenciais em 139 municípios, com população de 16 anos ou mais de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 

A impressão da população sobre os impactos da tecnologia no mundo do trabalho vai na contramão do que pensam alguns dos maiores empresários do setor.
 

Neste mês, por exemplo, o CEO da Anthropic (empresa por trás do chatbot Claude), Dario Amodei, publicou um documento pedindo políticas de estímulo a contratações para conter o risco de desemprego em massa devido à inteligência artificial. Amodei é conhecido no Vale do Silício como um "catastrofista", perfil associado à crença de que o avanço tecnológico possa causar extinção em massa ou disruptura social.
 

Para economistas ouvidos pela Folha, o recuo no medo de substituição pela tecnologia tem mais a ver com um rebote do catastrofismo inicial com a IA do que com o cenário real, em que os primeiros trabalhadores começam a ser trocados por robôs. "As pessoas ouviram que iria acabar o emprego de todo mundo, mas ainda existe trabalho no mercado", diz Daniel Duque, pesquisador do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas).
 

O cenário de divisão na opinião dos trabalhadores se assemelha mais ao diagnóstico de incerteza feito pelo vencedor do Nobel de economia Daron Acemoglu. Para ele, a IA não deve eliminar empregos na mesma proporção em que sua adoção avança.
 

Ao mesmo tempo em que a tecnologia pode substituir trabalhadores em tarefas específicas, reduzindo a demanda por mão de obra, também pode diminuir os custos de produção e aumentar a eficiência. Com a redução de preços, aumentaria a procura por outros bens, o que criaria novas tarefas e empregos. É difícil avaliar em que medida as duas tendências vão se equilibrar, porque os ganhos de produtividade ainda são incertos.
 

Um estudo do FGV Ibre, com base em metodologia da OIT (Organização Internacional do Trabalho), concluiu que quase 30 milhões de trabalhadores no Brasil estavam em ocupações com algum grau de exposição à IA generativa no terceiro trimestre do ano passado. Isso é equivalente a 29,6% da população ocupada.
 

Desse total, cerca de 5,2 milhões estavam no nível mais elevado de exposição, em especial os mais jovens, mais escolarizados, na região Sudeste e trabalhando no setor de serviços, com destaque para informação, comunicação e serviços financeiros.
 

O economista Tomás Aguirre e a equipe da Governance AI, grupo acadêmico com foco nas implicações políticas do avanço da tecnologia, mostram outro lado da moeda: a maior parte das carreiras amplamente afetadas pela IA tem mais chances de se adaptar à nova economia, seja por especialização técnica, por ter maior poupança para suavizar a transição ou por ser mais jovem.
 

Com base em dados demográficos dos EUA, o grupo mostra que, na verdade, os profissionais em trabalho de escritório são os mais vulneráveis, uma vez que engenheiros da computação e advogados, por exemplo, estão muito expostos à IA, mas também teriam mais recursos para se adaptar após a demissão. O artigo divide a exposição à tecnologia em duas situações: substituição e complementaridade.
 

O cenário do Brasil é mais grave, diz Aguirre. O país tem grande taxa de trabalhadores expostos à substituição e menor poupança. "O risco que eu vejo está na classe média: ela pode ficar descoberta, porque a proteção social, pensando no Bolsa Família, não é desenhada para ela", afirma o economista.
 

Entre os brasileiros, por uma questão de escolaridade e perfil da economia, com maior peso para o funcionalismo e serviços menos intensivos em tecnologia, há mais ocupações ligadas a tarefas repetitivas, como área de recursos humanos ou composição de jingles. Serão áreas como essas em que haverá um enxugamento da força de trabalho, de acordo com Duque, do FGV Ibre.
 

"Toda revolução tecnológica tem seus perdedores de curto prazo", diz o economista do FGV Ibre. Os dados, segundo ele, mostram que os jovens, neste primeiro momento, são as principais vítimas.
 

Para Duque, cargos gerenciais associados a pessoas mais experientes são menos vulneráveis. "A IA não toma decisões, e quanto mais a pessoa cresce em um cargo, mais aumenta a atribuição de tomar decisões", afirma.
 

A pesquisa do Datafolha mostra que a maior parte da população brasileira é contra o uso de automação na tomada de decisões. Para 79% dos entrevistados, por exemplo, o uso de modelos de IA em contratações e demissões é inadequado.
 

A adoção da tecnologia é frequente tanto em plataformas de recrutamento, como Gupy e Infojobs, quanto nos departamentos internos de recursos humanos, responsáveis por definir cortes durante anúncios de demissão.
 

Mais de dois terços da população (68%) também desaprova o uso de IA em decisões sobre tratamentos médicos. No mesmo patamar, 67% são contrários a decisões automatizadas na concessão de crédito, prática comum no ambiente bancário.
 

 


 

Gusttavo Lima cancela show no interior de Pernambuco e prefeito viraliza ao cobrar devolução de cachê: "Ladrão"
Foto: Divulgação - Gusttavo Lima / Reprodução - Redes sociais

O cantor Gusttavo Lima cancelou a apresentação que faria em Surubim, no Agreste de Pernambuco, neste sábado (27) e, por meio das redes sociais, o prefeito Cléber Chaparral afirmou que a Prefeitura irá adotar as medidas cabíveis para garantir a devolução dos valores pagos pela contratação do artista.

 

Em um vídeo, o gestor afirmou que a Prefeitura já havia pago cerca de R$ 1,3 milhão pelo show. Gusttavo Lima era uma das atrações dos festejos juninos na cidade. Segundo Chaparral, o município buscará o ressarcimento integral do cachê pago, uma vez que o serviço contratado não foi executado. 

 

 

O prefeito destacou que os recursos utilizados na contratação são públicos e que a administração municipal tem a obrigação de proteger os interesses da população. "É um ladrão com consciência, é um ladrão do dingheiro do povo. Gusttavo, para tu ser um homem, pega logo e devolve o dinheiro da prefeitura de Surubim que tu não precisa. Tu não precisa do dinheiro da Prefeitura, que tu é rico, tu tem para dar e emprestar", diz o prefeito em um vídeo nas rede sociais. 

 

Em nota, a Prefeitura de Surubim informou que tomará todas as providências administrativas e jurídicas necessárias para assegurar a devolução dos valores investidos na contratação da atração.

 

A gestão municipal não informou, até o momento, quais serão os próximos passos do processo de cobrança, mas reforçou o compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.