Guia do Campeonato Baiano 2018


Campeão do último Baiano, Vitória soma 29 títulos e segue sua perseguição ao maior rival, o Bahia, que tem 46. No interior, o maior campeão é o Botafogo, que sequer figura na Série A do campeonato. Atrás dele vem o bicampeão Fluminense de Feira. Foto: Reprodução/ESPN
O próximo domingo marca o início da centésima décima quarta edição do Campeonato Baiano de Futebol. A competição estadual começou a ser disputada no longínquo ano de 1905 e é a segunda mais antiga do futebol nacional, ficando atrás, apenas, do Campeonato Paulista, que teve sua primeiríssima edição em 1902. A primeira edição foi vencida pelo extinto Clube Internacional de Cricket, e de lá até aqui já foram 114 anos ininterruptos de bola rolando pelo Baianão por todo o estado.
Bahia e Vitória são, com sobras, os maiores vencedores da competição. O Tricolor lidera com folga a contabilidade de títulos: soma 46, sendo que o primeiro foi conquistado já no seu ano de fundação, em 1931. Àquela altura, o Rubro-negro já somava dois títulos, sendo o primeiro conquistado há exatos 110 voltas da Terra em torno do sol, ou seja, no ano de 1908. Salvador é a cidade com mais títulos do certame, com 113 títulos distribuídos entre Bahia, Vitória, Ypiranga, Galícia, Leônico, Internacional de Cricket, Fluminense de Salvador, AAB, Sport Bahia, Atlético de Salvador, Internacional e Santos Dummond. Atrás da capital vêm as cidade de Senhor do Bonfim, com seus 7 títulos assinados com o nome do Botafogo, conhecido como o Mais Simpático; Feira de Santana, que, com o bicampeonato do Fluminense de Feira e o título do Bahia de Feira, soma 3 títulos; e, por fim, a cidade de Ilhéus, que levantou sua taça pelas mãos do Colo-Colo em 2006.
O Campeonato Baiano já contou com formatos muito maiores, além de gozar de mais prestígio perante os torcedores e junto aos clubes, principalmente Bahia e Vitória, que possuem um calendário mais extenso e bem definido. Nesta temporada o Baianão possui dez postulantes ao título, sendo que 60% lutam por um feito inédito. São eles: Atlântico, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória da Conquista. Os outros 40%, que entram na competição para repetir uma glória já conquistada são Bahia, Bahia de Feira, Fluminense de Feira e Vitória.
Nesta edição os dez clubes estão agrupado em grupo único onde todos se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal e, posteriormente, final. O último colocado é rebaixado para a Série B do ano seguinte. A partir da segunda fase os jogos acontecem em ida e volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário