Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Educandário Construção do Futuro, no município de Santaluz, localizado na região sisaleira da Bahia, promoveu nesta sexta-feira (3) uma palestra com o fotógrafo retirolandense Bismarck Araújo, idealizador do projeto ‘Retratos de Esperança’, que visa mostrar a fotografia como instrumento de transformação social e estimular nos envolvidos, por meio de uma linguagem visual e interativa, o despertamento da necessidade de um olhar sensível e crítico diante do mundo que as cerca, mostrando a realidade das pessoas e aspectos como suas condições de vida e cotidiano.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O evento envolveu estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, seus familiares, professores, demais funcionários da escola e pessoas da comunidade que acompanham a agenda e trabalhos do fotógrafo. Para a direção do Educandário, “a palestra foi emocionante e conseguiu despertar no público valores essenciais para a boa convivência e para o crescimento pessoal, emocional e humano. A história de vida de Bismarck é uma verdadeira lição de perseverança”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Além do ciclo de palestras realizado pelo fotógrafo, sobretudo no meio estudantil, o Retratos de Esperança tem um viés social e humano muito importante, com resultados expressivos. Concebido em 2016, inspirado no sonho de Bismarck de mostrar as diferentes realidades sociais por meio da fotografia e ajudar os fotografados, o projeto arrecada alimentos que são doados para pessoas carentes e constrói casas novas para pessoas que vivem em situação de miséria e pobreza, a exemplo da família de dona Maria da Glória, que residia em barracos de lona no lixão municipal de Santaluz (lembrar).