Eleitores que "perdoam" Zé Ronaldo por eleger Colbert são preocupação de cúpula petista em Feira de Santana
Por Mauricio Leiro
A arrumação das chapas e as estratégias para as eleições municipais em Feira de Santana têm colocado algumas "pulgas atrás das orelhas" das candidaturas. Pelo lado oposicionista, o deputado federal Zé Neto (PT) irá tentar novamente concorrer a cadeira, porém, o grupo petista na cidade tem se preocupado com alguns indicativos de pesquisas internas.
Mesmo com avaliação da gestão sendo negativa, os eleitores que clicaram na urna em 2020 para eleger Colbert tem indicado que irão apostar em Zé Ronaldo no pleito de 2024. O PT da Bahia, juntamente com lideranças do partido em Feira de Santana, tem rodado pesquisas mensais sobre o cenário local. E este dado em específico tem sido alvo de preocupação da cúpula do petista na cidade.
O percentual "cristalizado" destes eleitores seria o principal ponto de cautela pelo grupo que tem Zé Neto (PT) como nome para as eleições. Apesar do indicativo, os números dos últimos levantamentos estariam animando o grupo, onde um "empate técnico" estaria estabelecido. A entrada do governador Jerônimo Rodrigues (PT), dos principais caciques e lideranças do grupo no período de campanha também seriam um "trunfo" na disputa.
O embate das "rejeições" também sido analisado, já que Zé Neto é o candidato que possui maior índice de rejeição pelo eleitorado feirense. Em levantamento recente, publicado pelo Bahia Notícias, os eleitores quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum em Feira de Santana, 36,43% dos eleitores entrevistados citam o nome do deputado federal. Em seguida, o ex-prefeito Zé Ronaldo é lembrado por 25,61% e o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) aparece com 16,43% de rejeição. Já o vereador da cidade Jhonatas Monteiro (PSOL) soma 8,92%.
A pesquisa ouviu 785 eleitores entre os dias 23 a 25 de abril de 2024 e tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n° BA-07731/2024.
LEVANTAMENTO BN/SÉCULOS
Segundo maior colégio eleitoral da Bahia, o município de Feira de Santana já tem definido os dois principais nomes que vão disputar o cargo para a prefeitura em outubro deste ano. O embate entre José Ronaldo (União), ex-prefeito de Feira de Santana por quatro mandatos, e o deputado federal, Zé Neto (PT) deve movimentar o pleito de 2024 na Bahia.
Segundo levantamento da empresa Séculus Análise e Pesquisa, em parceria com o Bahia Notícias, Zé Ronaldo aparece na dianteira quando o assunto é a preferência do eleitorado de Feira. A pesquisa, divulgada no último dia 29, testou o desempenho dos pré-candidatos em um cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados pelos entrevistadores.
Zé Ronaldo chega a 32,36% e é seguido por Zé Neto com 24,71%. Fecha as primeiras posições o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) com 6,75%. A espontânea traz ainda Jhonatas Monteiro (2,93%), Karol Venas (0,13%) e Samaritano (0,13%). Não sabe ou não opinou representa 26,88% do levantamento e nenhum 6,11%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário