Ponte que liga Brasil e Bolívia pode criar “ligação estratégica” para alcançar continente asiático; entenda

Por Thiago Teixeira

Ponte que liga Brasil e Bolívia pode criar “ligação estratégica” para alcançar continente asiático; entenda
Foto: Divulgação / Dnit

Após mais de 120 anos de atraso, o projeto para a construção da Ponte Internacional Rio Mamoré, ligando o Brasil (Guajará-Mirim) e a Bolívia (Guayaramerin) deve finalmente sair do papel. A conexão que nasce a BR-425/RO, em Roraima, terá 1,2 km de extensão e faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

 

Apesar do governo brasileiro ter entoado que o principal motivo da conexão é fortalecer a integração na América do Sul, “a menina dos olhos” do Brasil pode partir do anseio do país em ampliar seu comércio pelo Oceano Pacífico para expandir as relações econômicas com o distante continente asiático.

 

O economista, doutor em Relações Internacionais e presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Igor Lucena, pontua que a movimentação do governo brasileiro para estreitar os laços com os países vizinhos da América Latina deve ser levada em consideração, até por conta da Bolívia ter ingressado no Mercosul - bloco econômico que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai -, em janeiro deste ano. Porém, o Brasil, aparentemente, tem objetivos a longo prazo mais amplos do que fortalecer conexões com “seus irmãos”.

 

“O fato da Bolívia estar entrando no Mercosul significa que precisa de uma maior integração social de mercadorias, de serviços e de pessoas. Mas talvez para o Brasil, seja mais importante a possibilidade de ter uma saída para o [Oceano] Pacífico. Grandes nações, como os Estados Unidos e o Canadá, têm saídas para o Atlântico e para o Pacífico. Isso gera uma integração econômica muito boa”, pontuou o doutor em Relações Internacionais. 

 

O acordo firmado para a construção da estrutura é de 2007, durante o governo Lula 2, mas nunca saiu do papel. O projeto foi elaborado em 2015 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e atualizado em 2023.

 

Igor Lucena relembra que o eixo econômico do mundo “se desloca” para o Pacífico, a exemplo de Japão, China, Coreia do Sul e Singapura. Justamente por isso, facilitar a ida para essa região pode impulsionar o comércio brasileiro com o asiático. “Se a gente fizer uma análise econômica de longo prazo, ela pode se tornar, assim, uma ligação estratégica para mercadorias do Mercosul que vão poder ir até a Bolívia e serem escoadas para o Pacífico”, pontuou o especialista.

 

Há três saídas do Brasil para países vizinhos que dão acesso a portos do Pacífico. As fronteiras ficam em Cáceres, no Mato Grosso, Guajará-Mirim, em Rondônia - onde a ponte até a Bolívia será construída -, e Assis Brasil, no Acre.



TRATADO DE PETRÓPOLIS


A Ponte Internacional Rio Mamoré nasceu como parte de uma série de acordos previstos no Tratado de Petrópolis, firmado em 1903 durante a compra do Acre pelo Brasil. Em troca, o governo brasileiro teve de pagar dois milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 2 bilhões, em valores atualizados); construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré, que facilitaria o escoamento das exportações bolivianas; e ceder áreas do Mato Grosso ao país vizinho.


 


“Apesar de 120 anos de atraso, a gente está falando de uma ponte que liga os dois países de uma maneira muito significativa. Tem essa situação onde o Acre também era uma região da Bolívia, e é uma demanda histórica ainda do Tratado de Petrópolis de 1900. Lembrando que o Acre é uma região extremamente complexa do ponto de vista do desenvolvimento econômico”, destacou Igor Lucena.


 


ALTOS CUSTOS


No entanto, nem tudo são flores. Por mais que a ponte seja vista com bons olhos, ela deve sair “salgada”. A previsão é de que as obras comecem em 2025 e sejam concluídas em 2027, após 36 meses, com custo inicial de R$ 300 milhões para o governo brasileiro. No entanto, no edital lançado pelo Dnit acerca do empreendimento, o valor global das obras está estipulado em cerca de R$ 430 milhões.


 


Na visão de Igor Lucena, as cifras são altas, sobretudo considerando o cenário de déficit orçamentário do Brasil e dos valores que devem ser repassados para conter as enchentes que devastaram parte do Rio Grande do Sul.


 


“O grande problema é a questão de custos. O Brasil está na situação de déficit orçamentário. A gente está falando de um valor de aproximadamente 500 milhões de reais, execução de três, quatro anos, mas a gente sabe que obras desse tipo são muito difíceis de ser realizadas nesses custos pré-estabelecidos e nesse próprio prazo. Até porque o Brasil vai desviar muitos recursos para a reconstrução do Rio Grande do Sul, que é mais importante”, destacou o economista.


 


No total, o país tem 12 pontes binacionais, sendo que duas estão em construção e outras três estão sob planejamento. A mais conhecida é a Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Há também estruturas que conectam cidades brasileiras a: Guiana Francesa, Guiana, Peru, Uruguai, Argentina, além da própria Bolívia.


 


Além da ponte de Guajará-Mirim, o governo brasileiro planeja construir mais duas pontes binacionais, conectando o Brasil à Argentina e ao Uruguai. Ainda estão em obras outras duas estruturas que ligarão o país ao Paraguai.

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