Vereador do PT investigado por lavagem de dinheiro
Numa grande prova de que a criminalidade não tem ideologia, o vereador Ailton Leal de Araújo (PT), da cidade de Santo Estêvão, na Bahia, foi preso ontem (24) durante a Operação Anátema, deflagrada pela Polícia Civil. Ele é suspeito de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas e teria movimentado mais de R$ 4,3 bilhões.
Ailton Leal está em seu segundo mandato como vereador, foi eleito em 2020 e reeleito em 2024. É formado em Educação Física e já atuou como árbitro de futebol amador e presidente da Liga Desportiva Santoestevense. Ele é apontado como gestor de um posto de combustíveis usado como fachada para movimentações ilegais. No local, foram apreendidos R$ 18 mil em espécie, cheques e contratos. A Secretaria da Fazenda também investiga sonegação fiscal.
O envolvimento com a criminalidade vem de berço. Ailton é irmão de um traficante de alta periculosidade, morto em confronto com a polícia em 2017. A Operação Anátema mobilizou mais de 170 agentes em quatro estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina). Foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão. Outro vereador, de Jaguarari, também é investigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário