Ministério da Cultura e MP-BA articulam parceria para restauração da Igreja de São Francisco em Salvador



Pedro Maia / Margareth Menezes

Foto: Divulgação / MP-BA

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, reuniu-se com o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, e o superintendente do Iphan no estado, Hermano Fabrício Oliveira Guanais, para discutir cooperação institucional visando a execução de um projeto de conservação para a Igreja de São Francisco, em Salvador.


 


O projeto técnico em análise foi elaborado pelo professor e conservador Mário Mendonça, reconhecido na área de preservação do patrimônio histórico. Durante a reunião, foram tratadas formas de viabilizar a sua execução por meio de uma atuação conjunta.


 


O procurador-geral Pedro Maia afirmou que a instituição tem buscado caminhos de acordo e cooperação para demandas sociais e estruturais. “O MP-BA tem o dever constitucional de fomentar políticas públicas. Temos adotado o consensualismo para encontrar formas de acordos e cooperação que traga soluções mais rápidas e efetivas para as grandes demandas sociais, questões históricas e estruturais, e a conservação e defesa do nosso patrimônio histórico e cultural está entre elas”, disse.


 


A ministra Margareth Menezes avaliou a iniciativa do MP baiano. “Fico muito feliz com essa iniciativa do MP-BA e com essa oportunidade de articulação para algo tão importante como a restauração da Igreja de São Francisco, essa jóia de nossa história”, declarou. Ela também ressaltou que a responsabilidade pela preservação da memória é coletiva e que esse tipo de articulação deve ser incorporado por toda a sociedade.


 


O encontro contou também com a presença de promotores de Justiça do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama) e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac) do Ministério Público da Bahia (MPBA), além de frad

es franciscanos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário