Vistoria na iluminação do Carnaval 2026 é realizada com foco na proteção de mulheres, crianças e adolescentes
Vistoria na iluminação do Carnaval 2026 é realizada com foco na proteção de mulheres, crianças e adolescentes
Foto: Bruno Concha / Secom PMS
A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), promoveu, nesta quarta-feira (4), uma vistoria técnica nos circuitos do Carnaval 2026, com a participação de órgãos que integram a rede de proteção às mulheres, crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo avaliar e aprimorar pontos estratégicos da iluminação pública, adotando um olhar de gênero para ampliar a segurança, o conforto e a sensação de acolhimento durante a festa.
Participaram da atividade o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo; a promotora de Justiça Sara Gama; e a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM-BA) da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Carolina Araújo.
O percurso incluiu áreas de grande circulação nos bairros de Salvador, como Barra, Ondina e Campo Grande, com atenção especial a acessos, becos, sanitários, áreas de permanência e pontos considerados mais sensíveis do ponto de vista da vulnerabilidade social. De acordo com a gestão municipal, as informações coletadas durante a vistoria vão subsidiar ajustes técnicos e reforços na rede de iluminação antes do início da festa. A expectativa é que as intervenções contribuam para um ambiente mais inclusivo, acolhedor e seguro para moradores e turistas ao longo de todo o Carnaval.
O diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, explicou que a iniciativa marca o início de um acompanhamento mais amplo das estruturas de iluminação nos circuitos oficiais e destacou a atuação conjunta com instituições de controle e proteção social.
“Estamos mostrando o trabalho que estamos fazendo com um olhar de gênero, observando todos os acessos, os banheiros e cada ponto para gerar mais luminosidade, conforto e segurança para as pessoas que estarão aqui curtindo todos os dias de festa. O papel da Diretoria de Iluminação Pública é fazer uma festa com muita luz e, acima de tudo, com muita segurança”, afirmou.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Fernanda Lordelo, ressaltou que as visitas técnicas vêm sendo realizadas anualmente, em diálogo com outras instituições, para tornar os espaços mais seguros, especialmente para o público feminino.
“É muito importante esse movimento de visita aos espaços onde a iluminação foi reforçada e vem sendo ampliada a cada ano, após diálogos com o Ministério Público e a Defensoria, que acompanham essas ações. Becos, banheiros químicos e saídas são locais mais sensíveis e vulneráveis para as mulheres. Esse olhar de gênero no Carnaval nos ajuda a melhorar cada vez mais a entrega e a segurança das mulheres na cidade”, explicou.
PREVENÇÃO
A promotora de Justiça Sara Gama, do Ministério Público do Estado da Bahia, lembrou que estudos realizados em 2024 identificaram a necessidade de reforço da iluminação, especialmente no entorno dos sanitários femininos, e destacou que a medida tem caráter preventivo.
“A partir de levantamentos feitos nas áreas dos sanitários femininos, surgiu a preocupação de reforçar não apenas a segurança, que é obrigação do Estado, mas também a iluminação, porque quanto mais luz, menos oportunidade para pessoas mal-intencionadas. Fiz a recomendação à prefeitura e encontramos portas abertas. Trabalhamos o ano inteiro em rede, integrando município e Estado, para garantir bem-estar às mulheres, turistas, ambulantes e trabalhadoras. Ambientes afastados e escuros favorecem crimes, sobretudo os de natureza sexual. No ano passado, tivemos resultados positivos, sem registros nessas áreas, e esperamos um Carnaval 2026 ainda mais seguro”, destacou.
Também presente à vistoria, a coordenadora do NUDEM-BA, Carolina Araújo, enfatizou a importância da fiscalização para ampliar a proteção nos espaços públicos.
“Houve um incremento importante na iluminação promovido pela Prefeitura e estamos aqui para observar esse avanço, fortalecendo a defesa das mulheres e evitando situações de vulnerabilidade, especialmente entre foliãs, trabalhad
oras e ambulantes do Carnaval”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário