Lula assina decreto que cria banco nacional de celulares roubados e furtados
Foto: MJSP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o Decreto nº 13.034, de 23 de junho de 2026, que cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR). A nova plataforma vai reunir informações sobre aparelhos móveis roubados, furtados ou recuperados em todo o país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24) e tem como objetivo fortalecer o combate a crimes envolvendo celulares, como roubo, furto, receptação e comércio ilegal dos dispositivos.

 

O BNCR fará parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e será administrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

Com a criação do novo banco, o atual Cadastro Nacional de Celulares com Restrição será substituído. Estados e o Distrito Federal deverão compartilhar informações sobre registros de ocorrências, recuperação de aparelhos e demais dados necessários para o funcionamento do sistema.

 

Segundo o governo federal, a ferramenta deve ampliar a integração entre as forças de segurança, facilitar investigações e ajudar na devolução de celulares aos proprietários.

 

O decreto também prevê a disponibilização de uma consulta pública para que cidadãos possam verificar se determinado aparelho possui algum tipo de restrição. A medida busca evitar a compra de celulares com origem irregular.

 

A norma estabelece ainda regras de proteção de dados, determinando que as informações sejam utilizadas apenas para as finalidades previstas, como prevenção e investigação de crimes. O uso dos dados para monitoramento de pessoas ou criação de perfis comportamentais fica proibido.

 

O Ministério da Justiça ficará responsável pela migração dos registros existentes, pela segurança da plataforma e pela criação de mecanismos de auditoria e controle de acesso ao banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário